terça-feira, 3 de maio de 2011

Presente em dinheiro

Uma das perguntas mais frequentes na nossa seção Tira-Dúvidas: “Posso pedir para meus convidados darem dinheiro no lugar do presente de casamento?”. E ainda: “Como fazer isso educadamente?” Uma pesquisa feita pela revista americana “Wedding Magazine” descobriu que 45% de suas leitoras preferem receber dinheiro a um presente de casamento. Se você está com essa vontade também, saiba que não é a única. Mas a grande maioria fica sem graça, sem saber como fazer, já que essa prática (ainda) não é comum no Brasil.

Os motivos são vários: alguns noivos vão se mudar para outro país, outros já têm uma casa montada ou simplesmente porque no começo da vida o casal precisa mesmo de uma verbinha a mais. Mas há uma maneira de pedir isso de forma delicada? Como é algo novo, as opiniões são diferentes e cada noivo têm feito de um jeito. Organizei as principais ideias, dicas e sugestões sobre o assunto. Leia, reflita e deixe sua opinião em nosso
Fórum de Casamentos.

  • A grande maioria das assessoras de casamento e especialistas em etiqueta são unânimes: explique que vocês preferem dinheiro em vez de presente de casamento apenas para os convidados mais próximos, em uma conversa informal. E para os convidados mais distantes, não tem jeito: receba os presentes e tente trocar depois.
  • Se você pretende receber presentes de casamento em dinheiro, abra uma conta no banco especificamente para isso e deixe uma pessoa encarregada de fornecer qualquer tipo de informação que os convidados precisarem. Pode ser a assessora de casamento ou um parente próximo.
  • E se o casal vai se mudar de país? Neste caso, os convidados provavelmente estarão cientes dos planos dos noivos. E a maioria costuma perguntar sobre como fazer com os presentes de casamento. Neste momento, os noivos podem contar que abriram uma conta no banco para os convidados que preferissem dar o presente de casamento em dinheiro.
  • Alguns noivos, principalmente os que vão se mudar de país, colocam um cartãozinho no próprio convite de casamento, informando sobre a mudança e agradecendo a compreensão se os presentes de casamento forem revertidos em dinheiro. Há quem ache isso deselegante, embora seja a única forma de garantir que todos os convidados entendam o recado.
  • Uma alternativa para quem não quer colocar o cartãozinho no convite de casamento e quer garantir que todos entendam o recado, é fazer uma lista virtual de presentes de casamento em sites especializados. Uma empresa que faz isso é a Menu de Presentes. Funciona assim: os convidados compram produtos, serviços ou passeios simbólicos, e os noivos recebem os presentes convertidos em dinheiro.
http://www.casamentoclick.com.br/report/como-pedir-presente-casamento-em-dinheiro.html



....
Dinheiro vivo. Apesar de muitos apontarem o “dinheiro vivo” como a prenda mais impessoal que existe, é vista com bons olhos por muita gente: é um presente que nunca é devolvido ou trocado e pode ser utilizado de múltiplas formas! E os noivos agradecem! A regra é oferecer um valor que esteja dentro do seu orçamento e que seja representativo do número de pessoas que estão a oferecê-lo. Não se esqueça: nunca encha um envelope com notas de R$ 5,00 | R$10, passe antes um cheque… é mais elegante e de bom-tom. Afinal, trata-se de um casamento!

Eu gosto bastante da ideia

Um comentário:

  1. A idéia é ótima, apesar de sempre falar com o noivo e meus pais que dinheiro n é presente e bla bla bla... rsrs mas é pq vindo deles, qria algo simbolico. Mas num casamento é complicado, os convidados ficam perdidos quanto ao que dar... mas acho indelicado tb falar... não vou aderir à essa idéia, mas aprovo! Tem chás que já são assim, eu mesma já fui num, a noiva estipulou o preço q cada convidado, ou no nosso caso casal, deveria levar. Acho que ela ganhou bem mais com esse modo ne


    bjooo

    ResponderExcluir